Histórico



A Escola Popular Cooperativa de Canafístula (EPC Canafístula) situa-se no distrito de Canafístula, distante 26 km da sede do seu município (Apuiarés) e a 118 km de Fortaleza-Ce, o acesso a comunidade se dá por estrada de chão (carrossal). Conta com aproximadamente 200 famílias que têm como principal fonte de renda a agricultura de subsistência (feijão, milho, etc.). É um vilarejo abastecido com água encanada e energia elétrica, conta com apenas um telefone público e uma escola pública de ensino fundamental e um anexo de ensino médio da escola São Sebastião, atendendo aproximadamente 300 (trezentos) estudantes.
Em fevereiro de 2004, a comunidade contava com 09 (nove) estudantes universitários oriundos do PRECE (Programa de Educação em Células Cooperativas),  esses universitários iniciaram atividades de revisão do ensino fundamental com alunos de nível médio, utilizando a metodologia de  estudo em células cooperativas com o auxilio de monitores, estes, por sua vez, estudavam no Pré-vestibular Cooperativo da EPC Cipó, nos finais de semana, com objetivo de ingressarem na universidade.
No início de 2005, fundamos a EPC Canafístula, realizando suas atividades na escola pública Nely Ribeiro Luz. Na ocasião contávamos com 34 (trinta e quatro) estudantes de 09 (nove) comunidades do município de Apuiarés e 12 (doze) universitários. Os estudantes participavam de dois projetos:
  • Educação de Jovens e Adultos (EJA)
  • Pré-vestibular Cooperativo
Em 2006, além dos projetos educacionais, começamos a desenvolver projetos em outras áreas, tais como: agricultura orgânica, educação ambiental e esporte, com colaboração dos estudantes e pessoas da comunidade. Nesse mesmo ano recebemos a doação de um terreno e recurso financeiro para construção do nosso próprio prédio que ainda não foi concluído.
No ano de 2008 a EPC Canafístula foi instituída juridicamente como uma associação denominada Escola Popular Cooperativa de Canafístula.
Atualmente, a escola conta com 36 (trinta e seis) universitários, 23 (vinte e três) graduandos, 10 (onze) graduados, 1 mestre, (um) doutorando,1 (um) doutor e 26 (vinte e seis) estudantes, os universitários retornam no final de semana para desenvolver as atividades nos projetos educacionais.
A EPC tem como principal objetivo contribuir para o desenvolvimento integrado da comunidade rural de Canafístula e comunidades adjacentes através da educação cooperativa, propiciando a inclusão produtiva e social através da geração de renda, do fortalecimento de espaços de interação e da promoção do desenvolvimento comunitário.